Close

A.I.R.E.

A.I.R.E. – Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero

A Lei n.470 de 1988 estabelece que o cidadão italiano que transfere a própria residência no exterior deve, num prazo de 90 dias da data de chegada no país de destino, declarar seu novo endereço junto ao Consulado competente para aquela região.

A inscrição no A.I.R.E. (Anagrafe dos Italianos que moram no Exterior) é necessária para que o cidadão italiano possa usufruir dos serviços consulares, tais como a emissão de documentos e certificados, do passaporte, etc. O mesmo processo ocorre para aqueles que se mudam na Itália. Neste caso, os cidadãos devem registrar-se no cadastro da população residente do Comune onde irão residir, o assim chamado A.P.R. (Anagrafe da População Residente).

Como pedir a inscrição no A.I.R.E:

O pedido de inscrição é obrigatório e deve ser apresentado pelo titular (para si e eventuais familiares italianos que moram juntos) através do Consulado de referência. O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro é responsável pelos que moram nos estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo.

O interessado deverá, portanto, apresentar além do Formulário para Inscr. / Atualização no AIRE, os seguintes documentos:

NASCIDOS NA ITÁLIA OU EM OUTROS PAÍSES (fora o Brasil):

1) passaporte ou carteira de identidade italiana;

2) comprovante de residência no estado do Rio ou do Espirito Santo;

3) RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou protocolo da Polícia Federal.

NASCIDOS NO BRASIL CUJA CIDADANIA ITALIANA FOI RECONHECIDA NO BRASIL (duplos cidadãos):

1) carteira de identidade brasileira;

2) o passaporte italiano (caso possua), se não o passaporte brasileiro válido;

3) comprovante de residência no estado do Rio ou do Espirito Santo.

NASCIDOS NO BRASIL CUJA CIDADANIA ITALIANA FOI RECONHECIDA EM OUTRO PAÍS:

(os interessados deverão fornecer os dados do processo e da instituição onde a cidadania foi reconhecida e a inscrição no AIRE poderá será finalizada após a confirmação da cidadania por parte da instituição responsável).

1) carteira de identidade brasileira;

2) se for em posse: passaporte brasileiro / passaporte italiano;

3) um comprovante de residência.

O pedido de inscrição poderá ser encaminhado também através do seguinte endereço de correio eletrônico: anagrafe.riodejaneiro@esteri.it, anexando o Formulário para Inscr. / Atualização no AIRE, corretamente preenchido e assinado e os outros documentos requeridos. OBS: do passaporte italiano ou brasileiro é suficiente anexar as primeiras 2/3 páginas.

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS PEDIDOS INCOMPLETOS OU NÃO ASSINADOS.

ATUALIZAÇÃO DE ESTADO CIVIL E DE ENDEREÇO

O cidadão italiano deve, através do Consulado, informar prontamente ao próprio Comune sobre todas as mudanças do seu estado civil (nascimento de um filho, casamento, separação, divórcio, etc.) e anagráficas (ex. correção no seu nome, mudança de endereço, etc.). A mudança de endereço poderá ser solicitada também enviando um e-mail ao endereço anagrafe.riodejaneiro@esteri.it, anexando a  declaracaodemudanca  corretamente preenchida e assinada, acompanhada pela cópia da própria identidade ou do passaporte válido (somente as primeiras 3 paginas) e um comprovante de residência: conta de água, luz, gás ou telefone fixo, TV a cabo/NET, comprovante da última votação com endereço confirmado (não meramente declarado), taxas escolares ou universitárias pagas no ano, último imposto de renda, outros a serem avaliados. O Consulado reserva-se de verificar as declarações junto às autoridades locais, denunciando eventuais abusos e falsas atestações.

Formulário para Inscr. / Atualização no AIRE

Aconselha-se a leitura com muita atenção do conteúdo da página acima antes de nos escrever; devido ao grande volume de correio eletrônico para o setor, os pedidos de informações cuja resposta já esteja claramente presente neste site não receberão resposta.