Close

Abaixo-assinado pede mudança no horário de agendamentos no consulado de Vitória

Com mais de 500 assinaturas recolhidas em abaixo-assinado, cônsul dá sinal positivo para alterar horário

O candidato capixaba a deputado no parlamento italiano, Thiago Roldi, mobilizou os descendentes interessados em obter a cidadania italiana ou resolver questões consulares a assinarem um abaixo-assinado online reivindicando a mudança de horário para agendamentos no Consulado Honorário da Itália em Vitória. Atualmente o único meio de fazer o agendamento é pelo site www.italiaes.com.br durante as madrugadas de domingo para segunda-feira, o que dificulta o acesso e causa enorme transtorno para os cidadãos.

A petição online foi iniciada no dia 03 de janeiro e está hospedada em uma rede para mobilização social global chamada avaaz.org. Em apenas 15 dias, o abaixo-assinado reuniu mais de 500 assinaturas. Buscando uma ajuda efetiva para os descendentes que lutam pela dupla cidadania, Roldi entregou um ofício ao cônsul honorário da Itália no Espírito Santo, Roger Gaggiato, informando sobre o manifesto e com o resultado parcial do abaixo-assinado.

“No ofício informamos que o objetivo da petição online é sensibilizar as autoridades consulares para a urgente mudança nos horários de agendamento consular para os cidadãos capixabas. Além de só serem feitos pelas madrugadas, não raras vezes podem levar meses para serem efetivados”, reiterou o candidato a deputado.

Com essa iniciativa, Roldi espera contar com a boa vontade e presteza do cônsul nesta importante questão para a comunidade italiana no Espírito Santo.“Esperamos que a vontade dessas mais de 500 pessoas que se disponibilizaram a demonstrar sua insatisfação com o atual agendamento não seja ignorada”, reforçou no ofício.

Após entregar o documento no Consulado de Vitória, Roldi informou aos capixabas que, durante a reunião, o cônsul se mostrou favorável aos argumentos. “Ele se mostrou sensível à solicitação, disse que o horário não é conveniente e que irá tomar as medidas cabíveis em curto prazo. Nós vamos acompanhar para verificar se o horário realmente vai ser alterado e quando”, completou, agradecendo a participação de todos que assinaram a petição. “É ainda um pequeno manifesto, mas que já vai causar algum impacto na comunidade capixaba”.

Para acessar o abaixo-assinado, clique no endereço eletrônico: https://secure.avaaz.org/po/petition/Italianos_e_descendentes_de_italianos_que_vivem_no_Brasil_sobretudo_no_ES_Chega_de_despertador_fim_do_agendamento_consul/share/?new.

2 Comments on “Abaixo-assinado pede mudança no horário de agendamentos no consulado de Vitória

  • Camilla
    18 de novembro de 2018 at 21:10

    Prezados, estou horrorizada com a dificuldade em fazer agendamento no consulado de vitória. Há 4 Domingos tento é mesmo de madrugada não estou conseguindo. Vcs tem informação se já houve mudança neste horário ? Art Camilla

    Responder
    • Thiago Roldi
      22 de Janeiro de 2019 at 10:10

      Bom dia! A informação que eu tenho é que nos últimos dois domingos o consulado estava atarefado com a emissão de passaportes e, por isso, o sistema não estava operando. O horário ainda é o mesmo, não há mudança. Tenta de novo essa semana. Espero ter ajudado.

      Responder
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *